Dicas

Viver mais e melhor é o que todo mundo quer.
Então, aproveite essas dicas:

Uma alimentação equilibrada e balanceada é fundamental para o desenvolvimento completo do ser humano. Para isso, é necessário consumir, numa mesma refeição, pelo menos um alimento de cada grupo (energéticos, construtores e reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia.

Como equilibrar os alimentos

Energéticos:

Os alimentos deste grupo fornecem um nutriente chamado CARBOIDRATO, que nos dá energia suficiente para brincar, estudar, andar. Pode ser encontrado no arroz, nos pães e nas massas.

Construtores:

Neste grupo, todos os alimentos são ricos em PROTEÍNA, que é fundamental para o crescimento e a manutenção da pele, dos ossos e dos cabelos. Você pode encontrar este nutriente no leite, no queijo, nas carnes, nos ovos.

Reguladores:

As frutas (maçã, uva, banana, goiaba, pêra etc.), as verduras (alface, repolho, agrião, rúcula etc) e os legumes (cenoura, abobrinha, quiabo etc) são de extrema importância para a manutenção da saúde, pois oferecem FIBRAS, VITAMINAS e MINERAIS.

Curiosidades

O cálcio é muito importante na infância e na adolescência, pois são fases em que os ossos e os dentes estão se formando. Podemos encontrá-lo principalmente no leite e em seus derivados, como o iogurte, os queijos, o requeijão. Por isso devemos consumir diariamente esses alimentos.

A banana é uma fruta que contém pouca gordura. Rica em fibras e em potássio, regula os batimentos do coração e previne as cãibras. DICA: Você pode consumir, no café da manhã, cereais (aveia e milho em flocos) com leite e banana, pois esta refeição engloba os três grupos alimentares!

No momento das refeições, dê um tempo só para você. Isso significa “não aproveitar” para ver televisão ou passar tempo no computador enquanto realiza alguma refeição.